Igualdade de Gênero, Raça / Etnia na Educação Formal

"Tente mover o mundo; o primeiro passo será mover a si mesmo."
Platão

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Para cada decisão, uma consequência. Para cada consequência, uma nova decisão.

Em um primeiro momento, pode parecer um tanto complicado falar em decisão, consequência ou em ambos. Por que ser complicado algo que deveria ser tão simples? Afinal, nossa vida consiste nisso: cada momento é uma escolha que temos que fazer e, em seguida, vêm as consequências. Porém, essas mesmas consequências exigem novas decisões. E caso alguém diga que não gosta e que não faz escolhas, que tudo o que vier será bem vindo, está assumindo que já fez a sua: a de não interferir em alguma situação que se apresente.

São tantas situações simples e corriqueiras que, às vezes, nem percebemos o quanto de escolhas fazemos em um único dia. Ao acordarmos temos as opções de levantar imediatamente ou continuar deitados por mais algum tempo, depois vem as opções de roupas para vestir (que dependem de outras opções como clima e tempo, disponibilidade, ocasião, etc), em seguida, do que comer ou não, do assunto a ser puxado com quem estiver presente (que também dependerá - e muito - de outras opções) e muitas outras que virão em enxurradas.
Escolhas e escolhas... erros e acertos... consequências... e novas escolhas. Cabe a cada pessoa transformar esses momentos em um círculo vicioso ou um círculo virtuoso. Isso é o Belo da essência humana: o livre arbítrio que se apresenta em todas as ocasiões. Saibamos fazer as escolhas certas, pois sempre elas trarão consequências a outras pessoas além de nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário