Igualdade de Gênero, Raça / Etnia na Educação Formal

"Tente mover o mundo; o primeiro passo será mover a si mesmo."
Platão

domingo, 11 de dezembro de 2011

Não é preciso ter a pele branca para ser bonita

Máscara social

E quando ela passava pela rua, todo o asfalto, e os buracos, e as lajes, e o papel de bala  jogado ao chão, e os pássaros nas árvores, e o sol, e as nuvens, tudo se tornava uma coisa só para que ela deslizasse faceira. E, assim, somente ela se destacava na imensa massa condensada de bichos e concreto e astro e papel de bala, pois ela era a rainha da rua.

Somente as vozes mudas das pessoas e os olhares agudos do preconceito não a percebiam. Para as gentes ela era apenas o que a cor da pele "sugeria" sobre ela: a filha de alguma doméstica que nem sabiam se era alta ou baixa, bela ou feia, pessoa visível ou animal invisível. Mas, mesmo assim, ela desfilava em seu reinado, pois  o asfalto, e os buracos, e as lajes, e o papel de bala  jogado ao chão, e os pássaros nas árvores, e o sol, e as nuvens de algodão doce, tudo se tornava uma coisa só para reverenciar a rainha da rua.

Ela não usava máscaras; apenas sorria faceira.

REEDIÇÃO de 9/1/2011
Imagens: Google Images
Capturado em 09/12/11

13 comentários:

  1. Racismo palavra que emite dor e sofrimento.Na sociedade não importa a sua raça, todos tem o mesmo direito de agir da forma que quiser e de ser visto como uma pessoa normal. Algumas vezes as pessoas que sofrem o preconceito acaba sendo melhor do que as que praticam.
    ESTELA

    ResponderExcluir
  2. É interesante o txto A Máscara Social pos fala sobre o preconceito racial das pessoas a cor da pele, Não podemos ser a favor desse ato de racismo, temos que lutar contra o preconceito, ajudar quem precisa independentemente da cor da pele.
    Os racistas simplesmente esqueçe que os negros são pessoas comuns como nós e que podem ter um futuro brilhante a frente, só enchergam os negros como um qualquer, filho de um casal negro que, não tem futuro e nem um lugar na sociedade mas acabam quebando a cara e vendo que os negros muitas vezes podem muito mas que os brancos, nesse caso que uma simples filha de uma empregada que nimguém observava ,virou a miss universo que todos admiravam e paravam para ver seu lindo sorriso!Temos que ver oque realmente vale a pena independente de cor ou raça. Vamos todos ser contra o racismo , pois isso é sério e é importante saber que racismo é crime.

    Nome:Nathielly

    ResponderExcluir
  3. Racismo é um tipo de violencia praticado verbalmente que causa constrangimento a algumas pessoas, as pessoas que sofrem racismo devem correr atras de seus direitos para que nao possam ser vistos como inferiores na sociedade.
    RACHEL....

    ResponderExcluir
  4. Porque ela era uma menina de rua que não tinha ninguém por ela viviam sozinha largada ninguém gostava dela e da pobre menina se tornou uma rainha de rua.
    Matheus Ventura

    ResponderExcluir
  5. Não é a cor da pele de um pessoa que vai dizer se ele é honesta, educada, bonita, inteligente e sim o seu carater. Cor não quer dizer nada !!! Todos somos iguais mas com ideias e pensamento diferentes, que nos ume,ou nos afasta, mas temos que respeitar as escolhas de cada um. São as diferenças que nos tormam diferentes e não a cor da pele. Só porque a pessoa é negra ele é traficante, ladrão, prostituta, e claro que não, não,não!Por que será que todo papel de empregada ou domestica nas novelas tem que ser de negro? Eu em, não dá, até mesmo a TV que é um grande meio de comunicação , que era para ignorar esta tipo de coisa ,fica dando mais exemplos. Chega dos negros fazendo papeis de empregado!!! Devemos acabar com o preconceito e não alimenta-lo, se não dá para acabar pelo mesmo reduzuir!
    Gracieli Folador

    ResponderExcluir
  6. A Máscara Social fala sobre preconceito com as pessoas negras, não podemos concordar com este ato pois não sabemos o nosso futuro . Uma menina negra de um bairro pobre e filha de uma empregada torna-se miss universo e mostra a todos que a cor da pele não tem nada ha ver.

    Nome: Jessica

    ResponderExcluir
  7. Realmente não precisa ter pele branca para ser bonita mas ha quem não concorda com isso , muitas pessoas de pele negra sofrem preconceito muitas vezes ate sofrem agreções fisicas e esta postagem fala que não importa a cor da pele e que cada um posssui a sua beleza mais infelismente nem todo mundo pensa assim, nós devemos deixar o preconceito de lado e aceitar as pessoas do geito que elas são, é triste ver pessoas sendo espancadas só por causa da cor da pele mas essa é a triste realidade em que vivemos.

    Nome: Jucélia

    ResponderExcluir
  8. Devemos aceitar as pessoas do jeito que elas são, cor raça e etnia, poi não devemos julgar, pois tambem vamos ser juçlgados. O preconceito ferir e afeta o nosso psicológico.
    Raquilâne

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que não importa a cor da péle de cada um, todos independentes de ser negros ou brancos tem a sua beleza de origem .
    muitos negros sofrem o ato de racismo, o certo é denunciar porque nós Brasileiros nos tanto de falar que que vivemos em um país sem preconceito mais isso é a triste realidade que nós vivemos a cada dia .

    Deise de freitas adriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pessoas não deviam olhar com o preconceito racial pois todos deviam estar olhando com bons olhos e apoiando para que no futuro todos tenham um bom futuro





      willis thom

      Excluir
    2. Não importa a cor da pele de cada um, todos independente de serem negros ou brancos tem a sua beleza de origem .
      muitos negros sofrem o ato do racismo o certo é denunciar ,por nós brasileiros nos orgulhamos tanto de falar que vivemos em um país sem preconceito, mais isso não é a realidade em que vivenciamos . Cada dia nós temos que nos concientizar que todos somos iguais indiferentemente da cor da pele .

      aluna>: DEISE de freitas adriano

      Excluir
    3. o racismo hoje ainda existe muito mas nos nao devemos ter racismo.todos somos iguais apesar das diferenças de cor e raça.nao devemos e nem podemos ter preconceitos um com os outros,afinal preconceito e crime,se liga!
      jaqueline 3m1 em.

      Excluir
  10. Eu acho muito bonito a superação da menina de rua que hoje se tornou uma
    miss universe.Nos devemos deixar o preconceito racial de lado e valorizar
    as pessoas do jeito que elas são.

    Marques

    ResponderExcluir