Igualdade de Gênero, Raça / Etnia na Educação Formal

"Tente mover o mundo; o primeiro passo será mover a si mesmo."
Platão

sábado, 2 de junho de 2012

Sistema de Cotas nas Universidades Brasileiras

O que é reserva de vagas?
É uma política oficial, nascida de um Projeto de Lei, o PL 73/99, da deputada Nice Lobão (PFL-MA), que estabelece um sistema de reserva de vagas para universidades públicas, baseado no desempenho escolar dos alunos do Ensino Médio. Com o substitutivo do deputado Carlos Abicalil (PT-MT) ao projeto original, há a destinação de 50% das vagas para quem cursou o Ensino Médio em escolas públicas. Dentro desse percentual, são reservadas vagas a alunos que se declararem negros ou índios, em uma proporção igual à população de negros e indígenas em cada estado brasileiro, segundo os indicadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Objetivo: Democratizar o acesso ao Ensino Superior com base em critérios raciais.

Argumentação: Todos os estudos recentes, de distribuição de renda no país, mostram que a população negra e os povos indígenas têm sido sistematicamente excluídos da sociedade brasileira ao longo da história.

Universidades pioneiras

A primeira foi a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 2003. Em seguida, a Universidade de Brasília (UnB), em 2004. A opção, parte do Plano de Metas para Integração Social, Étnica e Racial da UnB, será aplicada por um período de 10 anos. Após esse período o sistema será reavaliado.

Como concorrer (na UnB)
O candidato deverá se autoproclamar negro e optar pelo Sistema.

O vestibular, tanto no sistema tradicional, como no de Cotas para Negros, exige do candidato, no mínimo:
  • Nota maior que zero na prova de língua estrangeira;
  • 10% da nota na prova de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais;
  • 10% da nota na prova de Ciências da Natureza e Matemática;
  • 20% da nota no conjunto das provas.
http://www.pime.org.br/mundoemissao/educacaocotas.htm
Capturado em 02/06/2012

26 comentários:

  1. Na minha opinião o sistema de cotas está certo,em dar oportunidade aos negros,porém com esse sistemas os negros poderam ser alvos de preconceito,pois os brancos acharam errado pois não seria justo com aqueles que estudam e se esforçam para conseguir uma vaga nas universidades.

    João Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho certo o sistema de cotas porque no nosso pais tem muinta descriminacão racial.

      gabriel 2ºano

      Excluir
    2. Na minha opinião eu concordo com o sistema de cotas. para que os negres e indios não sejam alvo de desciminacão

      Excluir
  2. Eu acho que todos temos direitos iguais e que as mesmas vagas deveriam ser disputadas igualmente sem a distribuição das cotas. Todos deveriam competir por uma mesma vaga, não dando mais direito pra um do que para o outro.

    Kênia S. Dalmonech 2ºEM

    ResponderExcluir
  3. eu naum concordo muito com isso deles abrirem vagas só para os negros eu tb sou negra e não concordo pois eles abrindo vagas s´o para os negros eles estão falando q eles são diferentes ...
    tratamento iguais para todos assim como abrem vagas para os negros para brancos tb tratarem todos iguais independente da cor da pessoa tratar todos iguais
    Priscila 2 ano

    ResponderExcluir
  4. eu não concordo com isso pois só estão fazendo isso para ganhar voto!!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que é certo pois como diz lá na postagem a maior parte das pessoas desfavorecidas são negros e indígenas
    por isso e certo eles terem uama oportunidade a mais de cursar uma faculdade.

    Luiza Andreatta Pavan 2ª ano

    ResponderExcluir
  6. Corretissimo,ainda existe muita discriminação procedimento adequado para o problema que vivemos com a discriminaçao

    ResponderExcluir
  7. Estou de acordo, pois os negros também tem direito e o preconceito ainda existe contra os negros.... Kézia Mesquita 2ª "U"

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo com as cotas por que alunos de escola particular tem um ensino melhor do que da escola publica.

    Marcella Castiglioni 2ºEM

    ResponderExcluir
  9. Corretissimo,ainda existe muita discriminação procedimento adequado para o problema que vivemos com a discriminaçao

    ResponderExcluir
  10. Seria correto disponibilizar pelo menos 30% das vagas para alunos de rede pública independente de sua cor ou raça. Pois separando dentre os 50% das vagas uma quantidade especifica para negros e indígenas o sistema de cotas demonstra um tipo de exclusão contra eles, pois está passando a mensagem de que eles não tem a capacidade para concorrer com outros candidatos que não sejam negros ou indígenas.
    Mônica Jacobsem e Solange Jacobsem Morozesky 2ªM01

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E acho que deve-se disponibilizar sim uma parte das vagas para alunos de rede pública pois não devemos comparar o ensino de uma escola particular com uma de rede publica, mas com a disponibilidade de vagas para negros e índios demonstra um tipo de discriminação contra eles, pois demonstra que eles não tem a capacidade de concorrer com outros estudantes do mesmo nível que eles.
      MÔNICA JACOBSEM 2ªM 01

      Excluir
    2. Seria correto disponibilizar pelo menos 30% das vagas para alunos de rede pública independente de sua cor ou raça. Pois separando dentre os 50% das vagas uma quantidade especifica para negros e indígenas o sistema de cotas demonstra um tipo de exclusão contra eles, pois está passando a mensagem de que eles não tem a capacidade para concorrer com outros candidatos que não sejam negros ou indígenas.
      SOLANGE JACOBSEM MOROZESKY 2ªM 01

      Excluir
  11. Pensamos que não só nas universidades mas tambem e concursos públicos e empresas de grande porte, porque indepente da cor, raça , todas as pessoas deveriam ter os mesmos direitos dentro da sociedade expressando sua opnião sobre a vida.
    Ulisses, André, Alex 2º EM

    ResponderExcluir
  12. Eu sou de acordo devido ao preconceito com os negros mesmo estando em grande quantidade no Brasil.

    ResponderExcluir
  13. Sou a favor, pois o negro tambem tem que ser enxergado como qualquer outra pessoa dependente de sua origem ou cor.Bianca Naiana Alves Peçanha

    ResponderExcluir
  14. Estou de acordo, pois ainda existi o preconceito contra os negros. JOICE CANDIDA 2ª "U"

    ResponderExcluir
  15. concordo pois todos tem o memos direito de ensino independente da cor,out se e de escolas plublicas




    ass:wender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È bom que eles queiram ajudar, pois a raça pode ser diferente mas todos somos seres humanos e temos o mesmo direito.

      Nayara 2ª Ano

      Excluir
  16. Eu concordo, acho que todos somos iguais, mediante qual seja, a raça, cor, ou cultura. Este é um projeto que irá dar novas oportunidades aos jovens negros, com baixa renda, de se tornarem alguém na vida.
    Ass: Nediane B.Reckel 2 Ano

    ResponderExcluir
  17. concordo pois eu acho que os negros devem ter o mesmos direitos de aprendizagem e poder expressar sua opinao.ALEX 2MO1

    ResponderExcluir
  18. Na minha opinião eu acho errado,porque todos somos iguais a cor e raça nao tem importancia nenhuma porque o sangue que corre dentro das npssas veias é vermelho também eu sou negra e sou contra a ideia de cotas para negros por eles se sentem incapazes de lutar pelos seus proprios objetivos.

    Renata 2ª

    ResponderExcluir
  19. Eu nao concordo... Poi eu acho que todos devem ter o mesmo direito, independente da cor, religiao, cultura em fim... todos devem ter o mesmo direito. Ass: Elizama

    ResponderExcluir
  20. Pensamos que não só nas universidades mas tambem e concursos públicos e empresas de grande porte, porque indepente da cor, raça , todas as pessoas deveriam ter os mesmos direitos dentro da sociedade expressando sua opnião sobre a vida.
    ANDRÉ 2ºANO

    ResponderExcluir
  21. Eu concordo pois ainda hoje ha muito preconceito com essas raças,impedindo que elas tenham um ensino de qualidade e melhores oportunidades de vida.
    ALICY 2ª SÉRIE

    ResponderExcluir