Igualdade de Gênero, Raça / Etnia na Educação Formal

"Tente mover o mundo; o primeiro passo será mover a si mesmo."
Platão

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Carta de uma Mãe para outra em SP, após noticiário na TV

De mãe para mãe

Direitos Humanos para todos

Vi seu enérgico protesto diante das câmeras de televisão contra a transferência do seu filho, menor infrator, das dependêcias da FEBEM em São Paulo para outra FEBEM no interior do estado.
Vi você se queixando da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que passou a ter para visitá-lo, bem como de outros incovenientes decorrentes daquela transferência.
Vi também toda a cobertura que a midia deu para o fato, assim como vi que não só você, mas igualmente outras mães na mesma situação que você, contam com o apoio de Comissões Pastorais, Órgãos e Entidades de Defesa de Direitos Humanos, ONGs, entre outros.
Eu também sou mãe e, assim, bem posso compreender o seu protesto.
Quero com ele fazer coro.
Enorme é a distância que me separa do meu filho.
Trabalhando e ganhando pouco, idênticas são as dificuldades e as despesas que tenho para visitá-lo.
Com muito sacrifício, só posso fazê-lo aos domingos porque labuto, inclusive aos sábados, para auxiliar no sustento e educação do resto da família.
Felizmente conto com o meu inseparável companheiro, que desempenha, para mim, importante papel de amigo e conselheiro espiritual.
Se você ainda não sabe, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou estupidamente num assalto a uma video locadora, onde ele, meu filho, trabalhava durante o dia para pagar os estudos à noite.
No próximo domingo, quando estiver você abraçando, beijando e fazendo carícias no seu filho, eu estarei visitando o túmulo do meu e depositando flores no seu humilde túmulo, num cemitério da periferia de São Paulo...
Ah! Ia me esquecendo: e também ganhando pouco e sustentando a casa, pode ficar tranquila, viu? que eu estarei pagando de novo, o colchão que seu querido filho queimou lá na última rebelião da FEBEM.
No cemitério, nem na minha casa, NUNCA apareceu nenhum representante destas 'Entidades' que tanto lhe confortam, para me dar uma palavra de conforto, e talvez me indicar os 'meus direitos'!


Direitos Humanos são para Humanos Direitos?

http://www.saomiguelnews.com.br/2010/05/carta-enviada-de-uma-mae-para-outra-mae.html

27 comentários:

  1. Eu gostei muito da carta porque essa história é real, muitas pessoas reclamam, sem olhar o lado das outras, só pensam em si próprias!
    Lucas Hanerth

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que não é certo que a mãe do asassino continue recebendo o dinheiro sofrido da mãe do menino asassinado.
    Por que o rapaz que fez o crime estar recebendo os nossos impostos e da mãe . Os direitos humanos estar ajudando os asassimos de plantão, e não quem realmente precisa, como o caso da mãe do rapaz que morreu .
    nome: Gracieli Folador
    Deise de Freitas Adriano O_o

    ResponderExcluir
  3. acho que tauvez a sociedade não seje tão justa com as pessoas ... porque enquanto uns trabalham para comprar o pão de sua sobrevivência outros sem agente perceber comem em nossas costas .. acabamos pagando as despesas daqueles bandidos que só nos fazem mal .. o texto só relata a realidade de como acontece, como é a realidade ... um bandido mata um menino de bem e a familia do menino que foi assacinado paga as despesas daquele vagabundo... e issso é pago com os impostos que pagamos até de uma bala que compramos !!!
    o pão de cada dia que temos que ganhar com nosso suor aquele bandido come de pernas pro ar, sem fazer nada e porque ??? porque mato uma pessoa, porque roubou alguém ..e esta preso ...
    nome: nathielly

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do modo que a mãe do garoto assassinado se expressou,e foi muito comovente porque é uma historia real, com isso aprendemos uma lição de vida pessoas reclamam da vida sem olhar o lado das outras!
    Tiago Silva Santos

    ResponderExcluir
  5. Gostamos muito da carta pois trata de uma história real.
    Essa história quer nos mostrar quanto somos egoistas e pensamos so em nossos próprios problemas, mesmo que exista pessoas sofrendo mais que a gente. Daiane, Diego, Estela, Raquilâne e Suellem.

    ResponderExcluir
  6. Devemos olhar melhor para a realidade e vermos se realmente estamos dando total direito a quem realmente meresse;e procurarmos melhorar as condiçoes das pessoas que sofreram as verdadeiras perdas.
    valdino
    josemar

    ResponderExcluir
  7. Esse texto nos mostra a realidade dos dias de hoje.Pois o texto fala de duas mães com sofrimentos diferentes.Uma esta sofrendo porque o filho esta preso e a outra porque o filho esta morto.
    A mãe do filho assasinado expresou que a dor dela e maior do que a da mulher do filho preso pois ela pode ver e abraçar o filho dela e a mãe do filho morto apenas pode visita-lo no tùmulo.
    E o filho que esta na cadeia merece esta aonde ele estar.

    ResponderExcluir
  8. Ele mostra a realidade de duas mães em situações difentes, o sofrimento da mãe q perdeu o filho ñ é reconhecido pela mãe do assacino.Isso é a mais pura verdade.
    Claudinei Valentin De Souza
    Vitor Mazza Braun
    Walex Milbratz Braun

    ResponderExcluir
  9. O texto nos mostra o aperto que a sua mãe teve ao perder seu filho.
    E que os direitos humanos defendem a familia do culpado

    Matheus hanerth
    Alexsandro Eleoterio

    ResponderExcluir
  10. O texto fala da perda de uma mãe que perdeu seu filho .Matheus Rattes Ventura

    ResponderExcluir
  11. Esse texto nos mostra a realidade dos dias de hoje.Pois o texto fala de duas mães com sofrimentos diferentes.Uma esta sofrendo porque o filho esta preso e a outra porque o filho esta morto.
    A mãe do filho assasinado expresou que a dor dela e maior do que a da mulher do filho preso pois ela pode ver e abraçar o filho dela e a mãe do filho morto apenas pode visita-lo no tùmulo.
    E o filho que esta na cadeia merece esta aonde ele estar.
    Jéssica vitorino ,Jucelia helmer

    ResponderExcluir
  12. Gostamos muito da carta pois ela foi baseada em fatos reais,uma mãe fasendo protesto porque seu filho seria transferido de uma febem para outra,por ele ser um jovem infrator.E do outro lado uma mãe q esta sofrendo pela perda de seu filho.Tem muitos q só penssam em si próprio,não quer saber o q os outros estão passando.Deveria-mos olhar mas o mundo,pois se estamos passando por um momento dificil,talvez tenha alguem q estar em um momento mais dificil q nós e pode estar precisando de ajuda!!!!!!Jaciara e Rachel

    ResponderExcluir
  13. Percebemos que em nossa sociedade muitas das pessoas são injustiçadas,pois mesmo que os direitos de alguns sejam cumpridos ,muitos dos cidadões são rebaixados.Nossa sociedade não é justa com todos, enquanto uns tem grandes beneficicios em cima de atos errados que são considerados como certos,outros sofrem com as consequencias desses atos,que muitas das vezes não recebem nenhum apoio e acaba tendo que batalharem por um lugar ao sol sem nenhuma estrutura.

    michelli,layla,lorrayne.

    ResponderExcluir
  14. NÓS ACHAMOS MUITO INTERESSANTE ESSE TEXTO.ELE DIZ O QUE É REALMENTE DIREITOS HUMANOS.ASSIM AS PESSOAS PODEM SE CONCIENTIZAR E REFLETIR SOBRE O QUE REALMENTE O TEXTO FALA.
    JAQUELINE REIS DA SILVA
    TAÍS COUTINHO OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  15. A carta comta a tristeza de duas mães sofrendo pelos poblemas causados pelos filhos um assasino e outro vandalo fazendo a tristeza e angustia de muita gente.
    nome;Willis.

    ResponderExcluir
  16. muitas vezes nós não sabemos o quanto é a dor dessa mãe q perdeu o filho e a dor da outra mãe ter criado um filho pra depois ele se perder desse geito a ponto de matar alguem mas nós sabemos q essas duas mães estaão sofrendo com tudo isso q aconteceu ...
    Priscila freitas 0_o

    ResponderExcluir
  17. triste é perde quem a gente ama e não ter justiça!!
    tem gente que acha que essas lembranças tristes seram apagadas da memoria e simplismente voutaremos a ser a mesma passoa de sempre mas isso não acontece porque guardaremos isso para sempre e nunca esqueceremos de tudo que aconteceu!!

    ray victer

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei do modo que a mãe do garoto assassinado se expressou,e foi muito comovente porque é uma historia real, com isso aprendemos uma lição de vida pessoas reclamam da vida sem olhar o lado das outras!

    . Os direitos humanos estar ajudando os asassimos de plantão, e não quem realmente precisa, como o caso da mãe do rapaz que morreu .alicio francisco dos santos neto

    ResponderExcluir
  19. esse texto é muito importante, pois serve para as pessoas pemssarem nas atitudes que tomam,inclusive as maes que colocam seus filhos nesses lugares.porem é o melhor lugar para determinadas pessoas

    ResponderExcluir
  20. Eu gostei muito da carta porque é uma história real que acontece com todas as famílias no Brasil e no mundo todo e percebemos em que nossa sociedade muitas pessoas são injustas uma com as outra e conta a tristeza da mãe com a perda de um filho.
    Nome:Aline Gon
    Serie:1ºM01EM

    ResponderExcluir
  21. A carta conta uma história real de duas mães,uma que protesta diante das cameras, que não aceita que seu filho seja trasferido de cidade por ter cometido um crime.A otra mulher acha certo a sua atitude,e diz ela poderia fazer a mesma coisa, se o crime que que o filho da protestante não tivesse assasinado o seu filho.
    Renata da Silva Gomes 1EM1

    ResponderExcluir
  22. eu achei muito interessante pois com esse texto aprendemos que não devemos p-ensar so em nos mesmos e,quando pensarmos que nossas vidas estão dificil devemos pensar que existem pessoas com muito mais dificudades do que a gente.

    ResponderExcluir
  23. a carta fala da dor e sofrimento de uma mãe que perdeu seu filho e por incrivel que pareça ela não está tão revoltada,mas está inconformada por perder seu filho.

    Nayara zanetti Binda.1Em1

    ResponderExcluir
  24. eu acho que a mãe do rapas esta muito triste que ele fez foi muito errado, a justiça tem que ser feita,esse rapas tem que ser punido pelos seu crimes e é isso que eu acho.
    Regis Menezes Fagundes de Oliveira

    ResponderExcluir
  25. Eu achei que a mãe que teve seu filho morto estava ajudando,mais que deveria,a mãe do jovem que tirou a sua razão de viver .Assim ela demonstrou o seu lado humano. Nome:Denise. Série:1ºM01EM

    ResponderExcluir
  26. gostaria de saber quando que esse pessoal dos dirietos humanos vão se concientisar que estão aginbdo equivocadamente

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir